06 March 2010

Equipamento para iniciantes - Uma história pessoal





Quando comecei a pescar com mosca, a principal dificuldade que tive, foi encontrar informações concretas sobre equipamentos, e a posteriori sobre técnicas de arremesso. Hora encontrava um equipamento que aos meus olhos na época custava o suficiente para eu desconsiderar, hora lia algo que me deixava pensativo sobre entrar na modalidade ou não. Eu não tinha dúvidas se eu iria gostar ou não. Depois de ver um sujeito (que até hoje não sei quem é) fazendo um RollCast em um pesqueiro aqui da região, eu tinha certeza de que ia achar legal arremessar aquela linha "Grossa", com o caniço grande e carretilha esquisita. O que me acabrunhava era o fato de não encontrar referência alguma que falasse : "Ei você que quer pescar com mosca, comece por aqui, e depois você se preocupa com o resto"

Como é notório, eu não desisti ! Depois de alguns meses de busca, em uma loja próxima a minha casa, comprei meu primeiro combo (o famoso combo 5/6 da Pflueger, que vem com uma medalist e linha level), montei o equipamento todo seguindo as instruções do folheto que acompanhava o material. E calhou que deu muito certo !! No mesmo dia no fim da tarde eu já estava arriscando uns false casts no quintal. Na semana seguinte, curiosamente um colega me emprestou uma video aula americana sobre fly, o qual assisti umas duas vezes, e daí tudo começou a se encaixar, e o que era só curiosidade virou um estilo de vida...

Esse combo da PFlueger era super simples, mas era honesto ! Não proclamava ser nada mais do que prometia, um equipamento básico para aprender e fazer as primeiras pescarias. Depois de diversas pescarias, e muitas, mas muitas idas ao Maeda bater tilapinha no EVA, resolvi comprar outro equipamento. Comprei um conjunto usado. Neste veio, Vara japonesa (famosa no mundo do bait) uma carretilha okuma, e o principal uma linha 6 WFF boa de verdade.

O caniço desse segundo conjunto era uma bela porcaria ! Até hoje tenho bronca de ter gastado dinhero com aquela tranqueira, era um misto de fibra de vidro com carbono, tinha uns componentes de Bait... Enfim um treco fuleiro mesmo. Agora o que valeu mesmo a pena foi a linha ! Quando resolvi me aventurar e colocar aquela carretilha/linha na varinha PFlueger para fazer uns casts, uma nova realidade se abriu ali na minha frente ! Depois dos dois primeiros casts, parei e pensei : "Caramba, sou eu mesmo que estou arremessando ?". Pela primeira vez, eu tinha conseguido distância no arremesso ! Foi aí que entendi que, sim, o equipamento faz a diferença !

Peixe por peixe, eu tinha pescado bem com ambos os equipamentos, as duas varas tinham pego peixe. As duas carretilhas tinha feito seu serviço. Agora, era indiscutível que a linha do segundo conjunto com o caniço do primeiro conjunto me proporcionaram uma facilidade e simplicidade para executar o cast me colocaram, pela primeira vez, no controle absoluto dos movimentos que eu executava de maneira bem incerta na época.

Desde então, venho procurando entender as diferenças entre caniços de marcas e ações diferentes, linhas (fly lines) com taper (formato) diferente e por aí a fora. E cheguei a um conjunto de "verdades" sobre o que é um equipamento de fly para quem quer entrar na modalidade :

  • Se possível, faça o curso antes de comprar o equipamento : No curso você vai receber uma boa carga de informação, vai experimentar alguns equipamentos distintos, além de aprender a arremessar de maneira correta logo de primeira.
  • Qualquer equipamento pesca : Inegável que qualquer caniço de qualquer marca, com qualquer linha, quando utilizado por alguém que tem domínio sobre a técnica, vai trazer alguns resultados satisfatórios. Agora, um iniciante tem domínio suficiente ? Na minha opnião, primeiro conjunto do novo mosqueiro, tem que facilitar a vida do sujeito e não atrapalhar !
  • Tem coisa que custa, tem coisa que vale : Se você já curte a modalidade, está procurando um primeiro, ou mesmo um segundo equipamento, faça uma escolha conciente, uma barbada pode custar muito, enquanto um combo honesto, pode lhe valer diversos anos de pescaria numa boa.
  • Sem exageiros : Você não precisa, logo de cara, comprar um super caniço, com a melhor carretilha, com a super linha nano tecnológica que vai lhe custar as cuecas, ou ainda comprar aquele conjuntinho chinês que vem em cartela junto com figurinhas do Pokemon. Um bom conjunto, de uma marca "tradicional", tem um melhor custo benefício que qualquer dos dois extremos citados. O primeiro, você não vai saber se o investimento valeu mesmo, o segundo não vai te ajudar em nada, pensa no terceiro ! Algo intermediário (em termos de custo financeiro) que vai lhe auxiliar nos primeiros anos no esporte.
  • A bendita Marca : Eu não vou ser hipócrita aqui, ou mesmo politicamente correto.
    Já vi muita discussão fútil a respeito deste tópico, penso que uma marca tradicional, que fabrica seus equipamentos de maneira manual, ou semi-indústrial, não vai arriscar anos de tradição em colocar uma porcaria qualquer no mercado. E claro, custa mais ! E não, um caniço chinês produzido em larga escala, no geral, não vai fazer a mesma coisa que um caniço americano, europeu ou mesmo japonês faz ! Se vc tem um caniço chinê que é bom pra caramba (existe, eu já vi ! hehe) e etc... você é um cara de sorte ! O pensamento de economia de escala não se aplicam ao Fly. Tem muita coisa muito boa, feita de maneira artesanal. O vídeo a seguir prova meu ponto :

  • Não deixe a oportunidade passar : Sempre que possível, experimente um material diferente do seu ! Encontros de pesca com mosca são ótimos para isto. Isto vai te abrir os olhos para novas técnicas de arremesso ou ainda vai lhe proporcionar conhecimento para que em uma próxima aquisição você saiba julgar melhor o que estão lhe oferencedo.

1 comment:

Unknown said...

Grande Gustavo... to vendo que gostou da frase .... tem coisas que custam outras valem..é isso ai

Grande Abç e muito boas suas considerações