27 March 2010

Patagônia 2010, El Calafate - O começo

Prólogo :

Esta aventura é mais uma daquelas coincidências da vida. Uma daquelas que você nunca se imaginou vivendo, e derrepente se vê no emaranhados de preparativos, moscas, tubos, malas, aeroporto, e quando para para pensar, a coisa toda já faz parte sua história de vida.

Depois de uma verdadeira trilogia de encontros e desencontros em relação a parcerias de pesca para aventura patagônica de 2010, eu ainda não tinha conseguido fechar nada. Hora faltava data, hora faltava parceiro. Até que em um dia de janeiro, recebo um telefonema do Rubinho que me propõe uma aventura no Lago Strobel. Se quer pensei, e fechamos a parceria toda em menos de 5 minutos.

Então a engrenagem toda da pesca com mosca começa a rodar na minha vida. Pesquisa equipamento aqui, acha umas referências de mosca ali, troca alguns e-mails por ai, começa o atado, o concerto do wader furado na última viagem, e por aí a fora. Em função de tudo que eu tinha lido sobre a região, especialmente sobre o clima, senti a necessidade de dar uma "calibrada" nos equipamentos e vestimentas. Enfim, muitas sessões de atado depois, malas prontas, já sofrendo da tensão pré-pescaria, me encontro de pé as 4 horas da manhã fechando a casa para ir ao aeroporto.

Mesmo antes de começar a pescar com mosca, sempre tive muita vontade de ir a Calafate em função de conhecer o glaciar Perito Moreno, bem como das demais possibilidades de aventura que a região oferece. Depois da já fatídica parada em Buenos Aires, já a caminho do AeroParque, o sentimento de aventura se faz mais presente, despertando a ansiedade de chegar logo a Calafate.

Janela do Avião - 5 Graus na chegada em Calafate


El Calafate & Glaciar Perito Moreno :




Chegamos em Calafate pouco antes do almoço, com tempo justo para descarregar a bagagem na pousada, almoçar e então ir conhecer o Glaciar Perito Moreno. Por vezes pensei que esta primeira tarde seria tempo perdido, tipo coisa de turista gringo, disneylandia..., "Não seria melhor adiantar a viagem ao lago Strobel, para ganhar um dia de pesca ?". Ainda bem que eu sequer abri a boca para propor esta alteração na viagem. Hoje, depois de conhecer o glaciar, reconheço que ir a Calafate e não conhecer o Glaciar é perder uma experiência de vida. Em tempos de aquecimento globa, derretimento da calota polar, e alterações climáticas, conhecer o maior Glaciar do mundo e que ainda continua a se expandir, não é um passeio, mas sim um privilégio.

Primeio Almoço Patagônico.

O Parque Nacional Los Glaciares fica localizado a sudoese da provincia de Santa Cruz, conta com 724000 hectares de área protegida e absolutamente pronta para receber turistas de todas as idades. Dentro do parque, diversos passeios são oferecidos por agentes de turismos, tais como : Passeio de catamarã, trekking no glaciar, sobre-vôo (de acordo com a época do ano) , e claro a entrada no parque, o qual conta com plataformas e infra-estrutura de primero mundo para proporcionar ao visitante, uma boa caminhada próximo ao glaciar, com ótimos locais para fotografar e curtir o local.

Tivemos a oportunidade de fazer o passeio de catamarã e depois fomos andar pelo parque. o Passeio de catamarã é fenomenal. A embarcação lhe permite chegar muito próximo da face sul da imensa parede de gelo. O sentimento de estar diante da parede de gelo é muito forte, muito bacana e de certa maneira bem emocionante. Para quem gosta de fotografia, o passeio de catamarã é um prato cheio. O visual, por falta de um superlativo apropriado, é fenomenal.


Vista Lateral do catamarã


Primeira visão do Glaciar - Azul intenso...


Grandiosidade...


Fragmento de Gelo, passando na lateral do catamarã


Azul de tirar o fôlego

vista superior do Glaciar, apartir da trilha do parque.


Pedaço do Glaciar caiu e formou as ondas registradas na Foto


Na volta à cidade de calafate, paramos no fly shop, o qual também é de propriedade do guia que contratamos para o resto da empreitada, no intuito de tirar as licenças de pesca, ver umas moscas, claro, dar uma olhada geral nos equipamentos de pesca, talvez dar mais uma ajustada na coisa toda. Em particular, esta parada me permitiu comprar um BuffHeadWear (aquele tubo de tecido que dá para usar como máscara, gorro, ou apenas proteger o pescoço. E pensar que esse "pedacinho de pano" que eu vinha subestimando por algum tempo, foi uma peça fundamental para resistir ao vento gelado que nos aguardava no Lago Strobel.

FlyShop em Calafate - Começando a viagem.



Depois de tudo isso, fomos jantar em um restaurante perto da pousada, onde comemos entre outras coisas, um excelente cordeiro patagônico, empanadas de cordeiro, e um excelente sorvete de calafate (frutinha vermelha, que é encontrada em abundância por toda a região da cidade).

E mais uma vez, levantaria de madrugadinha, para tomar um café, e começar a viagem com duração prevista entre 6 e 8 horas (dependendo das condições da trilha) em veículos 4x4 para Lago Strobel...

2 comments:

Marco said...

E aí? tomou um whisky com gelo do lago?

Devo visitar o Glacial com a familia em breve.

Posso fazer o link das matérias no meu blog?
abração!

jguszr said...

Marco,

Num tomei cara ! Sabe que esqueci o JW no hotel hehehe !!!

Quanto ao link, fica a vontade !!