02 December 2009

Upgrade no atado

Recentemente dei um "upgrade" em minhas ferramentas de atado, de maneira especial no Vise (morsa). E depois de "testar" o novo equipamento por uns bons 15 dias, decidi então escrever sobre a experiência toda.

Via de regra, não gosto de citar marcas, lojas e etc aqui no vôo da mosca. Porém hoje, não conseguirei me ater a regra. Afinal de contas como comparar morsa A com Morsa B sem citar devidamente os fabricantes ?

Desde 2006 até algumas poucas semanas atráz eu usei uma Apex da americana Anvil. Sempre gostei muito dela, pois é parruda, simples, rotatória, segura bem anzóis do 2/0 ao 24 (na spec do fabricante está descrito como de 7/0 até 32). Segundo a revista americana "The American Fly tier" a Apex está no top 10 na categoria "Iniciantes" bem como na relação "custo benefício"




Agora vem a implacável questão : "Se o equipamento é tão bom, e faz tudo isso ai, por que trocar ?".

A lista de motivos não é extensa, e em grande parte formada por preferências pessoais, ou ainda em função de habilidades e técnicas que eu acredito que uma morsa com mais recursos venha a colaborar no desenvolvimento nos próximos anos.

Desde o começo de 2009 eu comecei a pesquisar morsas que tivessem as seguintes características :
  • Rotatória com centro no Anzol e não na alavanca ou corpo da morsa.
  • Mais firmeza para atar bugs em pelo e etc...
  • Mesmos tamanhos de anzois que a Apex segura.
  • Conforto na minha mesa de atado.
  • Utilizasse o sistema "Canned" para abrir e fechar os jaws.
  • Que viesse com Base, C-Clamp e Bobbing Hanger e Parachute Hanger.
Durante alguns meses, conforme a vida permitia, fui estudando morsas das mais variadas marcas, modelos, nacionais, importadas, soluções caseiras (algumas muito criativas por sinal), e para encurtar uma longa história, fiquei entre 3 modelos de 3 distintos fabricantes são estes :


A priori, minha preferência foi obviamente pegar a Atlas da Anvil, que nada mais é do que um "upgrade" da Apex adicionando a esta a habilidade de rotacionar mantendo o anzol no centro do movimento (primeiro tópico da minha lista).



A renzetti vinha logo em seguida, já conhecia a qualidade do material, e vamos ser honestos certo ? O Nome rezentti tem um pusta peso !




Já a Dyna King eu só tinha visto o equipamento nos EUA alguns anos atráz, nunca tinha usado.

Bom, encurtando a história, no começo de setembro via FlyShopBrasil, tirei o escorpião do bolso e mandei vir a DynaKing Barracuda Indexer. Depois do habitual período de espera, finalmente chegou o brinquedo !




E que brinquedo... A morsa vem completa, com bobbing hanger,clip, Base (pesada que é um absurdo) Ferramentas diversas (chaves sextavadas e triangulares) que dão acesso aos parafusos e bicos de ajuste do equipamento. Vem ainda uma ferramenta um tanto curiosa que ajuda a ajustar o Jaw em relação ao eixo rotativo, só vendo para entender.

A construção é toda em Aço Inox, com Knobs em latão, ajuste rotatório da abertura do jaw (parece um mandril de furadeira manual), com alavanca de pressão reforçada.

O visual é meio "Brucutu" se comparado com as Renzetti, não por falta de acabamento ou qualquer outro defeito ou meramente falta de caprixo, mas sim por ser um equipamento "Grandalhão". Talvez, o visual possa ser descrito em uma palavra como : "Robusto"

Do ponto de vista funcional, a morsa é bem mais do que eu esperava. Levei um tempo para aprender a posicionar o anzol, que não é tão obvio quanto parece, mas de fato posso garantir aos colegas que a propaganda que a Dyna-king faz é realmente verdade.
Uma vez que o anzol está preso, que você escuta o click da alavanca, pode descer o braço que não vai soltar, É impressionante. Mesmo anzois #24 presos na pontinha do jaw ficam super seguros. Na Apex os anzóis pequenos, mesmo quando bem presos, deslizavam para fora do jaw, ou até literalmente "espirram" para fora do jaw.

Todo o sistema rotatório é meio que novo para mim. Não sei comparar se a Renzetti rotaciona melhor e etc. Posso dizer que é bem divertido girar o anzol na pena e não a pena no anzol !! Exige treino (claro), mas é muito divertido. O Esquema de indexação é dado por um knob que permite que você ajuste de uma a 8 posições (ângulos) onde o eixo central "Clicar" e ficar seguro ao ponto de continuar atando na posição selecionada.

Bom, escrevi pacas, resumindo : A morsa Anvil Apex é boa demais, e tem um excelente custo benefício, escolher um substituto foi uma tarefa interessante, aprendi bastante sobre morsas no processo. A Dyna King Barracuda pode ser até meio desconhecida no Brasil, porém é um excelente material, pode não ter o visual bacana da Renzetti ou da Abel, mas não tenha dúvidas que ao finalizar o seu primeiro atado numa Morsa da série Barracuda, você vai estar convencido que está de frente à um equipamento TOP.

2 comments:

fabio matos said...

esta de parabens pela aquisiçao

junior said...

Bacana, Escreveste um bom guia para upgrade.