07 March 2009

Patagonia 2009 - Junin de los Andes e o Tempo...




"Junin de los Andes não é afetada pelo tempo". Foi o primeiro pensamento que me ocorreu quando entrei na Hosteria Chimehuin. Dois anos se passaram de minha primeira visita ao local, e tive a estranha sensação de que não mais do que um par de meses tinham se passado. De fato, horas em Junin fluem como em São Paulo.

Enquanto aguardava o Alejandro, que vinha ao meu encontro para acertar os últimos detalhes da pescaria, desfiz a mala, conferi o estado dos caniços, diferente de outros anos em que pude levar os tubos como bagagem de mão, este ano fui obrigado a despachar ambos os tubos, logo sempre ficam aquela preocupação com extravios, furtos e demais ocorrências que podem frustar a pescaria.

Juntei as caixas de mosca, abri uma a uma para arrumar os anzois que sempre se soltam durante a viagem. " Trouxe muita mosca, acho que não vou usar metade ", " Essas moscas estão muito pequenas, anzol 18 !! Aonde eu estava com a cabeça ?!". A ultima caixa que tirei da mala, também era a menor, e estava replata de moscas em anzol 20, 22, uma ou outra em anzol 18. "Trouxe esta caixa para passear", pensei...

Alguns minutos depois, chega o Alejandro, que prontamente me coloca a par das condições climaticas dos dias anteriores, me lembra de ir tirar o "permisso de pesca", me fornece, alguns telefones para casos de emergência e principalmente, discutimos como seriam os dias de pesca, 6 neste primeiro instante. Quase ao fim da conversa, pergunto bem animado : "E como está a pesca ? Que moscas estão funcionando ? Elk hair caddis e mais oquê ?". E vem a resposta, com um certo tom de preocupação : "Mira, las truchas... Las truchas estan muy selectivas", e continuou "Estão pegando em adams parachutes bem pequenas, anzol 18, anzol 20, timberlines bem pequeninas também anzol 22". Conforme me narrava as moscas mais efetivas, eu fui ficando mais e mais preocupado. E ainda completou "Cuidado com o tamanho do leader ! 12 pés é o que está funcionando, 5x ou 6x na ponta".

"OK ! mañana tremprano empecamos ?" disse do alto do meu espanhol macarrônico. Alejandro me responde : "Claro, Mauro vai ser teu guia, passa aqui perto das 9 horas". Nos despedimos, e minutos depois me ponho a caminho do centro de atendimento ao turista de Junin para tirar o "permisso".

Com muita fome, minha última refeição "de verdade" (comida de avião não conta) tinha sido no dia anterior, ainda no Brasil, e já com o permisso de uma semana já em mãos, olho em direção ao "Ruca Hueney" - Restaurante local, e este ainda estava fechado. Me dirijo então a uma loja de artigos de camping e pesca bem próxima a praça central.

E aqui mais uma prova irrefurtável de que o tempo flui de maneira distinta em Junin :
Enquanto olhava o tabuleiro de moscas secas e ninfas da loja, chega o Dono da loja (do qual eu tinha uma leve lembrança) e me pergunta, "É do Brasil ?", respondo, "Sou sim !", "Me recordo de você !! Esteve aqui a pouco tempo não ?! Com Roberto ?!" (no caso Roberto = Beto Vaucher).
Confesso que fiquei bem espantando e respondi, "Sim, sou eu sim, fazem uns 2 anos que estive por aqui... Como vai o Sr ?!", e me responde "Que bom que voltou... vai pescar ? Temos moscas e o que mais você precisar..."

Faço então uma seleção de moscas seguindo as recomendações do Alejandro, Parachutes em anzol 18,20,22, ninfas bem pequenas, e claro sempre tem aquela mosca bem bacana que acabo comprando por que tem um visual bacana, mas no fundo no fundo sei que não vou usar.




Me despeço do Sr. Roque, proprietário da loja "Los Nostros" e sigo em passos rápidos para o restaurante... a fome, de fato, estava me tirando da esportiva. Escolho muito rapidamente o prato da janta, obviamente um bife de chorizo com batata frita e salada, faço o pedido ao garçon e não consigo parar de pensar, pensar de forma até preocupada nas recomendações que o Alejandro tinha me passado.

E esse bife de Chorizo que não chega ! Que fome...,

De fato, o tempo em Junin flui a seu próprio compasso...

2 comments:

Anonymous said...

Pow, Gustavo, nessa primeira parte tbm fiquei com a impressão q o tempo não flui...mal posso esperar pra ver a outra parte do relato!
Mas honestamente por hora tô mais afim de saber sobre o "chorizo" do q sobre as trutas...Tava gostoso???
rssssssss!

jguszr said...

Tava !
Tá certo que com a fome que eu estava... neim se fosse papelão com sal !! mas o bifão táva jóia !