22 March 2009

Patagônia 2009 - E tem que Gostar...

É muito simples gostar de pescar quando está tudo dando certo. É fenomenal quando as trutas estão procurando exatamente aquilo que você tem a oferecer, num dia de temperatura agradável em um rio cercado por uma paisagem cinematográfica.

As vezes, calha que dá tudo certo, e a pescaria entra para a história, vira relato rico em fotos e tudo mais. Agora, boa parte das vezes, a natureza nos apresenta desafios. Desafios que colocam a prova a própria alegria de um dia de pesca.

Na pescaria deste ano, fizemos 3 flotadas, Aluminé, Collon Cura, e Chimehuin curto. No contexto de flotadas, eu tinha uma grande expectativa, em especial por flotar o Aluminé, que em 2007 foi muito generoso comigo, me presenteando com três ou quatro trutas "históricas". Do Chimehuin eu esperava uma pescaria animada, com muitas trutinhas. Já do Collon Cura, só conhecia pela fama (de peixes de bom porte) e relatos dos colegas que haviam pescado por lá em temporadas passadas.

A primeira flotada, foi no Aluminé. Enquanto o pessoal descia os botes para o leito do rio e cuidavam de todos os arranjos para o dia, era possível avistar a pouco metros hatches imensos de adams, e até alguma atividade de trutas na superfície.

Já no Collon Cura, nossa segunda flotada, encontramos um rio concorrido. A nossa frente alguns botes já se adiantavam nos poções, rápidos e demais pontos com "cara de truta". Durante toda a manhã, era possível ver muitas trutas e percas nadando calmamente nos poções. Neste dia vivi uma situação nova : não haviam eclosões significativas, porém a água estava cheia de pequenos insetos (midges). A primeira vista parece até uma situação interessante, mas é de fato, um tanto complicado de pescar, as trutas ficam muito seletivas e comem de forma muito vagarosa.

Resumindo, em ambas as pescarias a rotina era :

Casteia, corrige, corrige, corrige, e Nada...
Casteia, corrige, corrige, corrige, e Nada...
Casteia, corrige, corrige, corrige, e Nada...

Troca a mosca, Estica o leader, verifica o nó e voltamos para a rotina :

Casteia, corrige, corrige, corrige, e Nada...
Casteia, corrige, corrige, corrige, e Nada...
Casteia, corrige, corrige, corrige, e Nada...


No Aluminé Perto da hora do almoço, e graças a uma Stimulator maiorzinha, que afundou muito rapidamente logo após pousar sobre um rápido um pouco mais agressivo, fui presenteado com a primeira captura do dia.

From Patagonia 2009



From Patagonia 2009


Depois do almoço, de fato bem ao meio da tarde, capturei mais umas duas ou três trutas, sendo duas bem pequenas e uma maiorzinha.

From Patagonia 2009



From Patagonia 2009





No Collon Cura, a pescaria foi ainda mais complicada. Mais uma vez, tivemos um dia de sol um tanto impiedoso. Não que no Aluminé o sol tivesse em qualquer momento dado trégua, muito pelo contrário. Essa pescaria no Collon Cura foi uma verdadeira prova de resistência e perseverança. Resistência em função do calor, daquela posição meio "maluca" que você fica no bote. Perseverança, por quê você tem que seguir acreditando que tem truta na água e no próximo cast você pega uma ! Perseverar no cast também. Penso eu, ter encontrado uma razão matemática entre a qualidade do cast versus a temperatura do dia e número de capturas : A qualidade do cast cai proporcionalmente ao aumento da temperatura do dia exponenciado pelo numero de casts realizados sem sucesso. Ou algo do tipo...

Enfim, graças a bendita stimulator em tamanho não recomendado pelo guia (ou seja, bem grande) que as 15 horas da tarde, graças a minha falta de atenção, afundou e me trouxe a primeira truta do dia ! "Distraídos venceremos !!" foi a frase do dia. Um Pouco depois, consegui capturar mais uma, se não me engano usando uma Coper Jhon, e logo na seqüência o Luciano também pegou sua truta no Collon Cura.

From Patagonia 2009


Tanto o Aluminé quanto o Collon Cura, nos proporcionaram uma pescaria difícil, com pouquíssimas capturas, muito calor e uma constante luta contra o desânimo. Tem que de fato gostar muito de pescar ! Mas vale aquela frase batida que todo mundo conhece : Mais vale um mal dia de pescaria que um bom dia de trabalho !

No comments: