15 February 2009

Decidindo o que levar...





Vira e mexe, nos encontros de pescadores com mosca, alguém sempre pergunta : "Mas o que levar na mala ?", "Mas de avião não é muito complicado ?", e dai sempre completa : "Poxa, quando vou pescar, loto o carro de tralha, e chego lá ainda tá faltando coisa..."

Pois é ! quando se vai pescar, e aqui já vou "afunilar" bem o assunto, pescar de fly, deve-se estudar o destino que se tem em mente, averiguar as condições de pesca e porte do equipamento... Um tanto óbivio não ?! Na realidade, neim tanto, toda atividade, tem suas catindolências !

Por exemplo, você decidiu ir pescar trutas no Chile, X região, vai ficar hospedado em Puerto Varas, onde no programa proposto pelo Lodge diz : 4 flotadas pelo rio Petrohué. Logo em seguida, volta sua atenção aos equipamentos e moscas sugestionados pelos guias do lodge : Caniço entre #6 e #8, linhas Sinking, sinking tip, Float. Moscas : Wooli buggers, zonkers, matukas, Sculpins, Stimulators grandes e etc...

Pelo curto descritivo acima, já dá para ter uma boa noção do que levar, e principalmente que tipo de pescar você estará submetido. É claro, que além das recomendações dos experts sobre o local, é importante também levar em conta o tipo de pesca que você quer fazer !

Da colisão dos pontos colocados acima, sai a lista de equipamentos a ser levado na empreitada ! Na situação apresentada, um equipamento #2 ou #3 não é indicado, e mesmo que você realmente queria fazer uma pescaria com equipamento mais leve, creio que para este cenário, o equipamento leve aceitável seria algo entorno de #4 ou #5.

Logo, para esse programa, eu levaria os seguintes caniços :

  • #8 - com certeza seria empregado em 90% da pescaria, com linha sinking / sinking tip, e uns wooly buggers e streamers gigantões com muito lastro... Não é exatamente a pescaria que eu gosto de fazer, porém estou levando em conta que o Rio Petrohué é um rio profundo, largo e rápido.
  • #5 - Seria utilizada poucas vezes com linha float, e umas moscas secas variadas, e possivelmente umas ninfas e streamers menores, penso em utilizar em alguns pequenos afluentes do Petrohue, e quem sabe um ou outra situação de vadeo...
Mas será que levar um equipamento #10 não vale a pena para aquele salmão monstro ?! Mas e aquele afluente bem calmo, de águas cristalinas... não era bom levar uma #2 ?

Quando essas perguntas aparecem, é o momento de rever o programa de pesca : 4 flotadas, ou seja, no total 6 dias de viagem !! Não se iluda !! NÃO DA TEMPO !! Não dá para flotar o petrohué, pescar de vadeo em riozinho pequenos, e ainda tentar uns mosntros em um ou outro lago com equipamento pesado.

Por que não dá tempo ?! A resposta é simples : Transporte e distâncias !! essas coisas são relativamente longe uma das outras, você iria passar muito mais tempo no carro indo de um lado para o outro do que necessariamente dentro da água pescando...

Enfim, sempre é bom lembrar que isto é a minha perspectiva da coisa toda... gosto de pescar com certa calma... correria já basta o resto do ano... Não gosto de pescaria com hora marcada... tipo 2hs aqui, 2 hs ali e vamos pro carro, fazemos o lanche na estrada enquanto alguém dirige para o próximo ponto onde permaneceremos por mais 2hs... Afinal peixe na linha não tem hora marcada !!

No comments: