09 June 2008

A memórida do Fly line




Muito se fala sobre linhas de mosca (fly line), via de regra coisas como parâmetros de durabilidade, resistência, cor (a famosa pergunta : será que a cor do fly line afeta a pescaria ?) entre outros tópicos referentes ao mesmo assunto. Na minha opnião, todo realmente bem interessantes.

Porém, se você, assim como eu, tem aquela linha sinking que usa de vez em nunca, só para aquele dia mais complicado, ou para aquela pescaria que acabou não rolando, ou mesmo aquela float #9 ou a #1 que quase nunca se usa também... Enfim, depois desse preâmbulo todo, o tema deste post só poderia ser o famingerado efeito memória no fly line.

O efeito memória, para aqueles sortudos que nunca tiveram o prazer de ver um, é causado pela forma que a linha de fly fica armazenada por longos períodos de tempo na carretilha ou mesmo no carretel do fabricante. Este efeito deixa a linha com a aparência de mola, ou expiralada como queira, dificultando então o manuseio e principalmente o arremesso.

Existem, obviamente, produtos químicos que dizem impedir que o efeito memória comprometa a integridade fly line, assim como determinados fabricantes de fly line, afirma que seus produtos tem baixo coeficiente de efeito memória. Particularmente não acredito muito em químicos para combater o efeito memória. Já alguns fabricantes de linhas de mosca, chegaram sim a produtos que possuem baixa memória. Note que baixa memória não quer dizer nenhuma memória.

Dado o valor que se paga num fly line, o certo mesmo, é fazer tudo que está a nosso alcance deixando de fora as misticas que permeiam o assunto buscando métodos práticos para aumentar a vida útil do equipamento.

Venho conservando minhas linhas de mosca com alguns procedimentos bem simples, talvez incompletos, mas que vem mostrando alguns bons resultados. A seguir alguns deles :

  1. Limpar a linha : Sempre depois de uma pescaria, costumo a limpar a linha de mosca, utilizando inicialmente um algodão embebido em água apenas para tirar a sujeira e na seqüencia um segundo algodão (ou pano bem macio) aplicando um produto específico para a conservação da linha. Muitos amigos utilizam silicone líquido (bem líquido) eu nunca usei... Nunca enrolo a linha imediatamente depois de limpar e aplicar o produto, sempre deixo ela dar uma descansada rápida fora da carretilha.
  2. Estica e puxa : Este é bem simples, antes de começar a pescar, estique a linha de mosca, na base da braçada mesmo, aplicando um pouco de força de maneira que cada braçada auxilie a remover a memória da linha. O ideal mesmo é esticar toda a linha de fly da ponta até a emenda do backing.
  3. E quando faltam as pescarias : Se já faz um tempo que você não vai pescar, vale a pena esticar e limpar a linha de mosca para manter esta live do efeito memória. É rápido, simples e você pode fazer enquanto está assistindo o jornal nacional !
Se alguém mais tiver idéias ou mesmo recomendações de produtos a este respeito, sinta-se a vontande para enviar via comment ou post nos foruns de mosca da web !

1 comment:

Anonymous said...

Parabéns pelo post!
O que tenho feito para diminuir a memória da fly line é enrolar ela em um balde ou panela larga dias antes da pescaria. Não é 100% mas ajuda um bocado.

Abs

Mário