17 June 2008

Warm Water patterns


Ainda pegando carona na última pescaria de bass (aquela que os basses "esqueceram" de comparecer), vale a pena falar um pouco sobre os padrões de moscas que via de regra são um tanto efetivos para os basses.

Este tipo de mosca, ou de atado por assim dizer, é chamado de "warm water patterns", ou seja padrões para águas quentes. Para nós brasileiros, muito aplicável, pois além dos black basses os tucunarés também parecem gostar muito deste "esquemão" de moscas.

Diferente dos padrões destinados aos peixes de água fria, que tem por objetivo imitar ou ainda "impressionar" a truta ou o salmão com suas formas, a idéia dos padrões de atado para águas quentes é na realidade chamar a atenção do peixe através de um distúrbio na superfície (no caso do popper por exemplo) ou ainda no caso dos streamers, deixar um "rastro na água" o qual o predador identifica e persegue. Há muita discussão sobre o assunto, principalmente sobre cores, tamanhos e tudo mais... 

Não vou me meter nessa discussão sobre o que faz ou não um bass bater nesta ou naquela mosca, mesmo por quê acredito que em se tratando de pesca tudo é possível... Nada como pegar uma truta com um popper e uma bass como uma Royal wulf para derrubar todos os pré supostos sobre o assunto ! Improvável ? Sim !! Impossível ? Não...

Bom, para quem quer conhecer e aprender um pouco mais sobre este tipo de mosca e até algumas histórias e técnicas de pesca, o site warmwater fly tier é uma excelente referência ! Tem desde os hair bugs "artítisticos" até os monstrinhos pernósticos... Todos com receitas e algumas com dicas e técnicas também !



Do mais, é atar e torcer para os basses comparecerem na próxima !

No comments: