29 September 2011

Amazônia 2011 - "Até que é Grandinho"...

Amazonia2011139 - Version 2


O primeiro dia de pesca é sempre uma coisa complicada. Você entra naquela adrenalina louca de pegar logo um peixe, para "garantir" que "dedão" você não volta para casa ! E desse "rush" só sai besteira : fisgada errada, cast frouxo, pick-up mal feito, mosca na orelha do piloteiro e essas coisas que todo mundo faz, mas ninguém comenta ! Depois do antídoto, ou seja, da primeira captura bacana do dia, a gente respira aliviado e começa a pescar de fato. 

E foi bem isso que aconteceu comigo, na primeira tarde de pesca e nas primeiras horas do que seria meu primeiro dia de pesca completo na Amazônia, que começou bem cedo, logo as cinco e meia da manhã já estava com toda a tralha pronta e embarcado para ir pescar um trecho mais abrigado do rio acari distante uns 20 minutos do acampamento. 

Este primeiro ponto de pesca me impressionou, eram muitos os pontos convidativos para uma tentativa ! Muitos troncos caídos, muitos galhos, muitas árvores grandes fazendo sombra na água. Você vê e pensa : "O sujeito precisa de uma vida para bater todos esses pontos !". E vamos nós, jogar o EP streamer, verde, amarelo e laranja com brilho verde limão na galhada e ver o que acontece... 

Não aconteceu muita coisa nas primeiras horas de pesca, umas fisgadas perdidas, uns macacos "daqueles", nas galhadas... Ou seja, a minha afobação estava entre eu e os Tucunas. Enfim, pelo bem da nação, paro de castear, respiro fundo, tomo um copo de água, converso um pouco com o piloteiro, sujeriu que eu trabalhasse a isca mais rapidamente e também jogasse ela não dentro da galhada na primeira tentativa mas aos lados. 

E para saudar o sol que pertinho das sete horas da manhã revelava o dia quente que estava começado, fisgo o primeiro Tucunaré do dia. Um "popoquinha" "meninote" como disse o Piloteiro. Pequeno, mas já anima a pescaria. Mais uns casts sai outro, agora um paca, também "meninote". E a manhã segue com a captura de uma série de tucunarés pequenos. 

Lá pelas 10 e pouco da manhã, já com o sol Castigando, mudamos para a outra margem, e seguem os casts. Num dado instante o Pacu (no caso o Piloteiro), me avisa : "Seu Gustavo, tem um maiorzinho ali ó !", O lugar era uma galhada até que grandinha, com grandes possibilidades de peixe macaco. Neim penso muito, e topo o desafio. Tiro mais linha da Carretilha, dou uma apertada no freio e vamo que vamo !

Primeiro cast, jogo na frente da galhada, só para evitar um macaco logo de cara, no recolhimento uns tucuninhas perseguem o streamer até perto do barco. Mais um cast, um pouco mais para dentro, e mais uma vez alguns tucuninhas parecem disputar o streamer. Outro cast, espero o streamer afundar um pouco mais, e começo a recolher a linha muito rapidamente, quando o Pacu me avisa que o "Grandão" estava atrás do streamer. Dou um toque diferente na isca... Vejo o Tucunaré mudar de direção e perder totalmente o interesse... Peixe perdido, lição aprendida... Uma série de tentativas no mesmo ponto e nada ! A janela de oportunidade tinha fechado, fazer o quê ? Não pode perder a esportiva !

Uns tantos metros para frente, já perto do meio dia, com sol alto, calor digno de uma fornalha industrial, seguia eu pescando e o Piloteiro me alertando sobre um ou outro Tucunaré maior.  Até que em uma dessas, mando o streamerzinho no meio de uns troncos caídos, e começo a recolher rapidamente, e derrepente aquela pancada imediatamente seguida de uma corrida de fazer o sujeito que está atrás do caniço perder o Rumo ! Eu estava com muita linha fora da carretilha, e foi coisa de louco, brigar com o peixe, recolher a linha, até que numa bobeira minha o Tucunaré corre para a galhada e sei lá como enrosca a linha toda no meio dos galhos. 

Eu só pensava : "Que saco ! Além de perder o peixe, vou perder a linha junto ! PQP !!". foi ai que o Pacu me instruiu a afrouxar a linha,  enquanto aproximava o barco perto da galhada. Antes mesmo de eu conseguir falar para ele algo como : "corta a linha e deixa quieto", Ele me fala : "Tá tudo embolado aqui Seu Gustavo, vou cair na água e tirar o peixe", respondi : "Você tá doido ! Deixa quieto !". Mas não deu tempo...

Quando vi a cena não acreditei : O piloteiro mergulha, volta e fala : "É grandinho ! Tá bem embolado".  Mais um mergulho, sobe e fala : "Recolhe um pouco da  linha", eu pergunto : "E o peixe ?", Ele dá uma risada, levanta o braço e mostra o "grandinho", e fala : "Tá aqui comigo". Cena sulreal... 


Amazonia2011133
Pacu, tirando o streamer do beiço do tucuna...
Amazonia2011163
O Troféu do enrosco.
Amazonia2011139
Volta para Casa 'Grandinho"

Feliz da vida, volto para o acampamento, almoçar, descansar e principalmente,  ficar umas horas longe do sol ! Foi Genial esse primeiro "Grandinho", meu objetivo agora era ficar mais "esperto" com os Tucunarés, não deixar ir pra galhada, mandar a mosca mais para dentro da galhada, arriscar mais para quem sabe, dobrar o peso do "Grandinho" que, por sinal, foi de uns cinco kilos e pouco...

O resto da semana seguiu assim, muitas e muitas capturas de Tucunarés entre 1 e dois kilos, uns tantos  na casa dos 3 kilos  e poucos bateram os cinco kilos do Grandinho, mas neim de longe foram surpreendentes quanto ele...

Para resumir as idéias segue um Slide Show com fotos dos Tucunarés capturados nos primeiros dias de pesca ! Uma pescaria na Amazônia gera muito mais assunto do que consigo escrever !



Em breve tem mais relatos amazônicos !

4 comments:

Caio said...

Show!

Luiz Logo said...

Cool!!!
legal demais!

João Pedro said...

Eu moro em Novo Aripuanã, axo muito bo quando pessoas como vc vem aqui curtir nossas belezas naturais...

jguszr said...

Legal João Pedro ! Eu gostei muito da reigão ai ! Espero voltar a região para realizar mais pescarias !

Até mais !