02 February 2008

Necks & Saddles : emprego e conservação



Quando comecei a atar minhas próprias moscas, o material que mais tive dificuldade de achar, foram as penas necessárias para fazer o colar (Hackle) das mosquinhas menores. Tentei uma série de penas "alternativas", penas de pardal e etc. Até me convencer de que era de fato necessário investir uma grana, no material adequado, pois minhas moscas ficavam todas desproporcionais e meio tortas.

Se as mosquinhas tortas tivessem dado resultado no rio, talvez eu não me importasse, mas nunca deram ! E só depois de umas duas ou três tentativas frustradas comecei a correr atráz de mais informações e principalmente de comprar penas decentes.

As primeiras penas bacanas que comprei foram duas metades de saddle Cape genético da Whitenning farm e um Neck de Hen da mesma empresa. Logo ao abrir o pacote, a diferença de qualidade já fica muito clara. Porém, nessa época, eu até sabia que um saddle não era a mesma coisa que um neck e das diferenças entre Hen's Capes naturais e genéticos. Depois de ler um pouco sobre o assunto em alguns livros e sites na internet, descobri que a coisa e bem diferente do meu primeiro "palpite sobre o assunto"

Logo, vamos ao básico sobre penas, galos e galinhas
  • Cape : Ou seja, o chefe do galinheiro ! O Galo, tem penas mais estreitas e com cerdas dispostas em "V" ao longo da haste, sempre com as terminações em ângulo bem agudo. Além da disposição das cerdas, a penas de galo são mais resistêntes que as penas de galinha e possuem um brilho natural mais pronúnciado. Possui ainda, pouquíssima pluma no início da haste. A principal utilização é a confecção de hackles.

  • Hen : A mulher do galo ! A galinha tem penas largas e menores em comprimento, com cerdas distribuídas em ângulo mais aberto ao longo da haste. a Terminação de cada pena é ovalada. Ainda são menos resistentes que as penas de galo, e possuem muito mais pluma no início de cada haste. No geral é pouco indicada para fazer hackles, e costumeiramente utilizada em streamers e também como material de uso geral.
Bom, agora que já separamos os galos das galinhas, vamos aos necks e saddles :


  • Neck : do inglês significa pescoço, ou seja quando falamos em penas do neck, estamos nos referindo as penas que crescem ao redor do pescoço das aves. Um bom cape neck, tem penas compridas e finas, com quase nenhuma pluma e haste bem firme. ao longo couro, as penas devem crescer gradativamente, indo de penas bem miúdas (aquelas para anzol #24, #28) até penas bem maiores (para streamers médios por exemplo).
  • Saddle : A tradução literal de Saddle não faz muito sentido em português, mas é o correspondente as costas do animal. Nesta região, crescem as penas maiores, geralmente utilizadas para streamers e coisas maiores. Um bom saddle, é estreito e bem comprido.
Além dos galos e galinhas criados naturalmente, os quais representam em média 40 anos de evolução nas espécies utilizadas para a produção de penas, hoje ainda contamos com produtores que fazem uso da genética para aprimorar a qualidade das penas.

A Whitenning farm, principal criadora de galos e galinhas genéticamente modificados, iniciou sua operação contando com 4 grupos distintos de animais, os quais eram criados anteriormente de maneira natural sem intervenção genética.

Qual a vantagem de se empregar necks e saddles genéticamente modificados ? A intervenção genética, permite aprimorar as características desejadas do animal, no caso as penas, de maneira muito mais eficaz e rápida do que a simples "cruza" de animais de grupos distintos.

Tomando por exemplo os galos genéticamente alterados , estes produzem penas muito mais longas e estreitas e proporcionais. Para o atador, penas longas e que reservam as mesmas características do início ao fim representam uma grande econômia, uma vez que é possível atar mais moscas com a mesma pena, reduzindo perdas.

Além das características já citadas acima, os galos e galinhas alterados genéticamente contam com um maior controle sobre características tais como cor, brilho e resistência da haste. O criador consegue ter um bom controle sobre a cor dos animais, ofertando aos atadores, cores consistentes ao longo dos tempos, bem como, introduzir novos padrões de cores ao longo dos anos.

Inicialmente os produtores investiam apenas em obter necks de boa qualidade, como efeito colateral deste aprimoramento, os saddles também evoluiram. Hoje em dia, um bom saddle genético possui penas de qualidade tão próxima as encontradas nos necks, que muitos atadores profissionais fazem uso do saddle em uma grande variedade de moscas que antes demandavam o uso de penas de neck.

Mas e agora ? Compro neck, saddle, galo ou galinha ?

Tudo depende das suas necessidades. De acordo com as moscas que você mais ata / utiliza, pode-se optar por comprar um saddle ou um neck ou um pouco de cada. Mas vamos, em linhas gerais, delinear o que comprar baseado no tipo de atado :
  • Midges : Neck natural, os neck genéticos não contam com penas tão pequenas
  • Ninfas, Secas, emergers e moscas clássicas : Neck, sem sombra de dúvidas. Se você ata estas moscas sempre do mesmo tamanho ou com pouquíssima variação, em anzóis 16 e 18, vale compensa investir em necks genéticos, pois o aproveitamento é bem maior.
  • Wets, Ninfas Stone, Secas grandes, terrestrials mais "Patagônicos" : Neck também ! Porém, dada a variedade de tamanhos e a necessidade de penas maiores, um Neck Natural seria de maior serventia. Talvez, ainda valha a pena investir num bom saddle genético para complementar.
  • Woolies, Streamers, bugs e poppers : Um bom Saddle genético ! Além de penas de galo e galinha "normal" mesmo...
  • Todas as alternativas acima : Necks naturais e Saddles genéticos.
Vale lembrar ainda, que comprar um neck ou um saddle, é quase um investimento a longo prazo. Um neck, tem muita, mas muita pena mesmo e rende muito, um neck genético rende mais ainda !

Na minha opnião, vale mais a pena comprar 1/2 neck ou ainda 1/4 de neck de cada cor/padrão necessário, do que comprar apenas um neck de uma única cor, e ficar limitado. Diversas marcas oferecem necks e saddles fracionados a preços mais interessantes. Porém, sai ainda mais enconta comprar um neck ou saddle inteiro e dividir entre dois ou três colegas de atado.

Uma dica é sempre prestar atenção se as penas ainda estão presas a pele do animal ou se estão grampeadas na embalagem. Necks e saddles de qualidade sempre vem presos a pele do animal. E ainda, por algum motivo que não sei precisar, as penas tem maior durabilidade quando estão presas a pele.

Para conservar os necks e saddles basta manter estes nas embalagens originais, ou em sacos plásticos, preferencialmente hermeticamente fechados e ainda com material secante, silica gel por exemplo, sempre de maneira individualizada, evitando assim passar bolor entre as pe;as.

Mais referências na web :


No comments: