11 December 2007

Os Dilemas de um líder !


   Provavelmente devo estar plagiando algum título de livro de auto-ajuda para empresários, gerentes e etc... Porém, acho que cabe bem ao que gostaria de por em pauta hoje.

O líder, forma o elo entre a mosca e o Fly Line, desempenha um papel crucial tanto no arremesso quanto na apresentação da mosca seca, ou ainda (descobri recentemente) na eficiência do arremesso de iscas mais volumosas. Mas dai bate a pergunta : Que líder usar para que ?

Se você digitar no google : "Fly fishing leader receipt", com certeza você passará o resto de seus dias lendo receitas diferentes de leaderes, de muitas bitolas para muitos peixes diferentes, para moscas secas, para Czech nimphing, para bass bug, para pescar na amazônia e etc...

Na minha concepção simplista sobre o assunto, acredito que um bom começo é usar lider de monofilamento, atado por você mesmo, de até 4 partes, sendo que o de 3 partes é muito mais recomendado nos primeiros meses. Uma receita interessante e bem genérica para diversas pescarias seria, mais leves seria :
  • 0,40 (60%)
  • 0,30 (20%)
  • 0,20 (20%)
Onde as porcentagens indicam de fato a metragem em relação ao tamanho final do lider. Para um lider mais parrudo, troca-se as bitolas do monofilamento na mesma proporção. Outra dica seria não utilizar leaderes de comprimento superior ao da vara. 

Com o tempo, e conforme o seu cast for evoluindo, suas necessiades de leader também vão mudar,  e é neste momento que você começa a desenvolver suas próprias recitas de leaderes de acordo com suas necessidade de pesca. 

Temos que ter sempre em mente que a função do líder em todo o sistema, é suavizar a transferência de energia (gerada pela vara, transmitida pelo Fly line) de maneira a proporcionar uma apresentação suave da mosca. Outro fator, é que um líder, quando bem balanceado com o resto do equipamento proporciona grandes melhoras no cast. 

Quer fazer a prova dos 9 ? Faça um líder de apenas duas partes 50/50, execute alguns arremessos, repare na formação do loop. Depois pegue um líder de 3 partes, como o da receita acima, e repita os arremessos, repare no loop. Depois, caso você tenha um lider cônico em mãos, faça uns arremessos com ele também, repare no loop e tire suas conclusões...

Claro que existem técnicas e técnicas e tudo mundo é diferente e tem uma opnião diferente a respeito deste assunto, procurei expor acima, como achei o lider ideal para minhas pescarias do dia a dia... O fato é que para começo de conversa, temos que partir de uma receita conhecida, como esta que apresentei acima. No livro do Paulo Cesar (pescando com mosca) tem boas receitas de líders para diversas finalidades, bem como uma excelente explicação de que tipo de monofilamentos utilizar entre outros.

Na minha concepção, os lideres cônicos são show de bola, o que há de mais bacana no mercado, e ainda duram um tempão, pois você só troca a pontinha ! Em segundo lugar os lideres feitos em monofilamento com nós feitos em casa, e em 3o. o líder trançado, que só uso para streamers e pescarias um pouco mais pesadas, não sei ao certo, mas realmente não me adaptei aos leaderes trançados, e curiosamente todo mundo parece gostar deles.

No comments: