05 December 2007

Coma mais Salmão !! Salve as reservas naturais do Alaska !!!


Eu sei, eu sei, salmão é bem caro ! Principalmente salmão do atlântico, para nós brasileiros o custo é absolutamente proibitivo.
Porém o título do post é uma tradução livre do Slogan de uma campanha contra a instalação de uma mineiradora de ouro em Bristol Bay no Alaska. A instalação destruiria os principais rios salmoneiros (running salmons), sendo que estes rios são os últimos que restam a espécie (ou espécies) de salmão. Sem contar demais danos ao meio ambiente ao redor dos rios.
A associação para a conservação dos meios naturais no Alaska, formada por pescadores esportivos, nativos e a indústria pesqueira, entoam a mesma canção de protesto contra a criação da mina.  
Bristol Bay, atualmente é protegida por leis rígidas de pesca e caça, aplicáveis tanto a pesca esportiva quanto a pesca profissional. Inclusive os Nativos obedecem as temporadas de caça e pesca.  Atualmente, a pesca profissional do salmão, é a principal fonte de renda da população local, que tem enraizada em sua cultura a pesca e o processamento do pescado bem como a posterior venda aos mercados americanos e europeus. 
Uma vez que as temporadas de pesca são estabelecidas em função do ciclo de vida do salmão bem como dos costumes nativos. A pesca é um recurso natural renovável que tende a perdurar por gerações.
Em contra-partida, a mina de ouro, teria vida útil de 50 anos, empregaria 5 vezes mais trabalhadores do que a indústria pesqueira, e durante sua operação despejaria litros e litros de agentes químicos nos rios da região. Destaque aqui para o cianureto de potássio utilizado no processo de mineração.
A população que é a favor da mina de ouro, alega que os benefícios em termos de desenvolvimento local, bem como os novos negócios gerados pela mina são imensamente superiores aos gerados pela pesca, turismo e caça. E que uma vez que esta nova infra estrutura seja estabelecida, ela deve perdurar, logo a região em si não mais necessitaria de seu meio ambiente para o sustento da população.
Já a parcela da população formada por famílias de pescadores, guias de pesca e caça, defende a idéia que não há patrimônio maior que o meio ambiente, e que a industria de pesca como está estabelecida hoje, pode sim sustentar um crescimento de recursos e serviços na região de maneira controlada. 
Para provar que é possível sustentar a região com a pesca profissional e demais atividades voltadas ao turismo. A população local de pescadores, lançou a campanha : EAT MORE SALMON !! And save The Bristol Bay !
Aumentar o valor do Salmão defumado no mercado, é a alternativa mais viável de manter toda a região de Bristol Bay como é hoje : um santuário de pesca e caça controlado e manipulado pela população local que faz da conservação do meio ambiente seu meio de sobrevivência.
Será que um dia teremos que comer mais robalo para preservar a espécie ? Será que um dia teremos temporadas de pesca controladas e principalmente fiscalizadas ? 





No comments: