11 November 2007

Nó ! E que Nó usar ?


Um dos desafios de se começar a pescar, creio que em qualquer modalidade, são os nós. Nó que abre, Nó cego que arrebenta, e depois em o malfadado nó de vento !

Quando eu comecei, eu achava que nó era nó e que as variações eram coisas de perfeccionistas e que não havia muita diferença entre uma coisa e outra. Como é duro ser ignorante né !?
Ainda na fase Pesque e pague, eu perdi muito peixe em nó mal atado que abria. Só com o tempo e com a eminência de uma pescaria de robalos e depois uma de truta pela frente, percebi que de fato tinha que aprender a dar nós de verdade.

Uma fator que deve ficar claro logo em primeira instância é o fato que nós diferentes tendem a ter finalidades distintas. Então antes de sair google a fora procurando tutoriais de nó, veja a finalidade do nó que você quer.

Eu não sou nenhum especialista em nó, porém uso uns 3 deles os quais me são muito úties e que aprendi atar até que bem, são eles :

    1. Nail Knot (nó de prego) : Talvez o mais complicado de se aprender, mais muito forte, muito útil, altamente indicado para atar a linha de mosca no Backing. já vi também algumas receitas de leaderes em monofilamento onde os diferentes pedaços de mono são atados com Nail Knot. Minha dica para esse nó é ao invés de usar um prego usar um tubinho de caneta bic cortado pela metade.
      Tem também a ferramentinha de fazer nail knot... Ainda prefiro o tubinho de bic !
    2. Blood Knot (nó de sangue) : Geralmente utilizado para unir dois pedaços de monofilamento de bitolas iguais um próximas. Uso bastante para prender tippet material no leader, e ainda para construir leaderes. A minha dica aqui é treinar bastante a hora de finalizar o nó, e ainda sempre pusar um pouco de saliva para lubrificar o sistema e fazer com que o aperto final seja bem eficiente.
    3. Improved Clinch Knot (Nó de "Forca" Melhorado) : Este é o nó que uso para atar o anzol ao tippet. Talvez não seja o mais simples, mas é bem forte. Para moscas secas, você deve tomar um cuidado especial com o uso dele, pois ele tende a dar uma "Entortada" na mosca. A dica aqui é, na hora de finalizar o nó dar uma lubrificada nele com saliva e apertar bastante !
Estes três nós são até que simples, o importante é treinar. Para treinar, recomendo que você consiga um pouco de monofilamento de bitolas diferentes, comece treinando apenas com uma bitola bem pesada, 0.60 por exemplo, e depois para as coisas mais leves chegando no 0.10 e etc...

Treinar em casa, no conforto do lar, é muito importante, pois em pescarias mesmo, você vai estar num barco em movimento ou com água até a cintura se preocupando com correnteza, com a vara, com voltar a pescar rápidamente entre outras tantas outras dificuldades normais de pescarias, logo você tem que ter um bom dominio sobre os nós, especialmente os utilizados para emendar tippet e os utilizados para atar a mosca no tippet.

Aqui seguem, alguns links para sites que ensinam mais tipos de nós ou ainda apresentam tutoriais sobre os nós que mencionei acima.

http://www.killroys.com/knots/knots.htm
http://www.graysofkilsyth.com/fishing-knots.htm
http://www.flyfishusa.com/tackle-tips/leaders/knots.html

No comments: