21 December 2007

E Chegamos ao fim !



Finalmente Chegamos ao fim de 2007 !
Realmente, este ano foi um absurdo de complicação ! Nunca trabalhei tanto ! Nunca foi tão complicado explicar e se fazer entender ! Em 2007 não foram poucos os momentos em que achei que não dava mais e que era hora de chutar tudo para o alto !
Mas graças a Deus, 2007 também foi o "Ano da truta e do Black Bass". Tive a sorte de realizar pescarias fantásticas, de aprender muita coisa nova, de conhecer novas pessoas !
E por tudo isso sou muito grato, pelas dificuldades superadas e por todas as alegrias  de 2007!
Logo, Ficam aqui, meus sinceros votos de Feliz Natal e próspero Ano novo ! Em especial a todos com colegas pescadores que diariamente acham um pouco de tempo para frequentar os fóruns de Fly na Web !
Dentro em breve, estarei de volta, com muitas novidades no blog, e com muito material preparado para os posts de 2008 !
Até !
JGZR

O antes e o depois

Uns 4 anos atráz, eu era +- assim :


 
Só pescava em PP, sequer sabia manusear o peixe de maneira decente, ou pior ainda, manusear o próprio equipamento de pesca... Pela cor da minha camiseta na foto, dá para imaginar o tamanho das asneiras que rolavam .

Hoje em dia, Graças ao bom Deus, estamos em constante evolução então, sou +/- assim :



   É, eu sei, a barriga não mudou nada ! 

Deixar de pescar, e engajar na pesca esportiva, é mais ou menos como deixar de jogar futebol na rua com bola de capotão, e começar a jogar em um time sério (não necessariamente profissional) , com uniforme, objetivos e principalmente dedicação.  Para muitos, o futebol de rua é e sempre será muito satisfatório, e estes nunca vão mudar. Porém para outros, é só uma fase bacana, mas que entrou na memória e lá vai ficar !

Não tem nada de errado com um e muito menos com o outro, é apenas uma questão de achar o seu jogo. Mas uma vez que o processo de evolução é iniciado, é impossível de deter seu avan'

20 December 2007

Envelhecendo




Estava pensando esta semana que agora no mês de dezembro, creio que completaram uns 4 anos que pesco com mosca quase que exclusivamente. Quase que exclusivamente por quê nos primeiros meses após a compra do meu primeiro conjunto de fly, eu pescava bastante com molinete e varinha de mão.

Parece que o tempo não passou, tenho a impressão de que descobri o fly há apenas alguns poucos meses. Ainda bem que tenho fotos ! As fotos não me deixam enganar pela memória ! Muitas fotos de paisagem, algumas fotos de peixes (sem photoshop !), diversas novas amizades, e muito aprendizado, não apenas técnico, mas sobre a natureza, rios e lagos, peixes e as tantas espécies de seres vivos que habitam as águas. E do delicado equilíbrio entre natureza e o mundo moderno. Enfim, o fly vêm sendo uma tremenda de uma viagem !

O que aprendi nestes poucos anos de pesca com mosca é que arremessar, ou castear o no dialeto mosqueiro, é uma das coisas mais legais de se fazer, seja praticando no gramado, seja pescando em PP com raçãozinha de EVA, ou apresentando uma mosca seca no rio Silveira.
Praticar e estudar são atividades importantes, e devem ser engajadas, porém é muito mais importante desfrutar da pesca com mosca e de tudo que ela oferece : Amizades, viagens, paisagens incríveis e o precioso tempo para se escutar o silêncio da natureza.


18 December 2007

Bead Head Prince

Até minha primeira ida a Ausentes em 2005, eu nunca tinha atado nenhuma mosca, ou sequer conhecia o processo de se fazer uma mosca. A única coisa que de fato eu fazia, e que não tem nada a ver com atado, era fazer umas rações de cortiça com anzolzinho meia boca cola bonder. Claro, não é atado !
De fato, eu não queria atar ! Logo para essa 1a empreitada, comprei todas as moscas do Gregório e de mais alguns figuras. Eu também não conhecia muita gente do fly na época, não freqüentava os fóruns online etc.
Porém, nessa 1a empreitada em Ausentes,  O Beto Vaucher levou todo o seu material de atado. Quando vi todo aquele material, pensei comigo : "Esse lance de atado, realmente não é para mim.". Logo na primeira noite em ausentes, após a janta, o Beto puxa a morsa, prepara as ferramentas, e ata um bead head prince, de maneira muito calma, quase que um tutorial.
Depois de umas duas ou três moscas, eu ainda pensava : "Realmente esse treco de atado não é comigo" !
Para encurtar a história, quando voltei para a realidade depois de uma semana pescando e descansando em ausentes, comecei a prestar mais atenção no atado, comecei a dar uns "googles" em receitas e tutoriais na web, fazendo umas pesquisas de preço aqui e ali... Surgiu uma morsa (do Nelsão) no escambo da carterva, compra umas ferramentas aqui, improvisa uma tesoura ali e BUM ! Tá aqui mais um viciado em atado ! E Honestamente, tudo começou vendo o Beto Vaucher e mais alguns colegas lá em ausentes atar uma bead head prince, depois umas wooly buggers, wooly worms e pancoras.
A Bead Head prince, ou apenas a prince (sem o bead) é uma mosquinha (alguns chamam de ninfa, outros de wet fly) coringa, pode ser atada com lastro também. Não é tão simples de se atar, mas é um padrão de mosca que se você praticar legal, te dá todos os fundamentos para atar moscas mais complicadas. Por fundamentos aqui quero de fato dizer coisas como : prender o material no anzol, enrolar o peacock herl, acertar a posição do biot (biot em V é punk no começo), acertar o hacklezinho ralo antes do bead também.
E o mais legal da prince (com ou sem bead) ela funciona sempre ! Junto com a montana (a Montana eu abordo outro dia) são as duas moscas que salvam a pescaria ! 
Segue um link (hoje sem youtube hehehe) de um tutorial, com fotos bem nítidas do passo a passo do atado da bead head prince !  

17 December 2007

Peacock Herl


Quando me propus a atar minhas primeiras moscas, eu não tinha um roteiro definido do que eu iria atar ou ainda de quaisquer técnica a seguir. Inclusive já tratei deste assunto aqui no blog alguns posts atráz. 

Porém, um dos materiais que mais me chamava a atenção no começo da atividade era justamente o Peacock herl. Sempre achei mutio bacana o brilho do material, e o efeito que ele dá nas moscas no geral. A tonalidade e o brilho que ele traz a mosca é tão natural que sempre me impressiona.

A grande sacada do peacock, é que ele é um material que engana muito bem também ! Inicialmente, você pode imaginar que qualquer peacock server para atar, vai e compra muita pena em loja de artesanato, Caudas inteiras, afinal é tão barato né ?! Cinco Pilas e você faz a festa né ? 

Não é exatamente assim, quando você compra um material em lojas de artesanato, este geralmente possui fibras mais fracas, o que ocasiona o constante rompimento da fibra durante o atado, que diga-se de passagem, é realmente muito irritante. Notem que não estou dizendo que todo peacock comprando em loja de artesanato é ruim, sempre tem uma meia dúzia de fibras que dá para usar, porém a relação custo benefício se altera um pouco.

O peacock herl produzido para o atado, é longo, tem excelente resistência a tração, e via de regra tem uma cor muito mais vívida, de um verde bem intenso. O curioso que só descobri isso a muito pouco tempo, alguns meses de fato. E Acreditem, faz toda a diferença do mundo ! Outro fator pertinente também é o preço, a quantidade de fibras que vem em um pacote de peacock para atado, no caso específico da hareline (sem jabá aqui heim galera !), vem muita fibra, é notório que o material passou por uma seleção, as fibras tem o mesmo tamanho, ou uma variação muito pequena. 

Na hora de atar faz toda a diferença também. É muito difícil de quebrar, e enrola muito facilmente, tornando o atado de corpos de ninfas e dries em peacock muito mais simples e ainda fornecendo um resultado mais vistoso (aos olhos do atador claro, já do peixe não sei). 

Outra coisa que aprendi semana passada (enquanto atava uns stimulators) e prender todas as fibras de peacock herl ao anzol e segurar a outra ponta com um hackle plier, usando este para "torcer" as fibras levemente entre si, e só depois enrolar estas no corpo do anzol.

Mais uma vez recorro a um videozinho do Youtube para demonstrar a técnica. Geralmente escolho vídeos onde o atador fale pouco, ou que seja mais simples de entender, porém não achei nenhum simples o suficiente desta vez. O Cara fala muito, porém, imagino que a demonstração da técnica não necessite de muitas palavras, é realmente muito visual.

Espero que gostem !

15 December 2007

Pouca Luz

Sempre Gostei de fotos feitas em "B", ou ainda em baixa velocidade. Acho muito interessante o que uma foto feita com longa exposição revela um panorama um tanto mais curioso na minha perspectiva.

Este tipo de fotografia, demanda muito mais do fotógrafo do que as feitas com a utilização de um flash ou ainda com auxilio de luz auxiliar. Coisas como um bom tripé, e um disparador a distância são obrigatórios nesta modalidade. No entanto, levar um tripé numa viagem de aventura ou ainda em uma pescaria é um tanto incômodo, e dai, como diz a suposta sabedoria popular : "A gente fazemos o que a gente podemos"

Um dos lugares mais perfeitos para este tipo de fotografia é a Caverna do Diabo, localizada no vale do Ribeira (+/- 3hs de Cananéia). A Carverna dispõe de diversas formações rochosas impressionantes e muito curiosas.

Abaixo, segem duas fotos que fiz utilizando uma máquina fotográfica digital compacta, sem tripé, com tempo de exposição de até 3 segundos prendendo a respiração e rezando para a foto sair boa !

Pedra Translúcida



Formação "Bolo de Noiva"

14 December 2007

Pesca com Mosca na TV Chilena

Um dos meus sites preferidos de pesca com mosca é o excelente Rios y Senderos totalmente dedicado a pesca na patagônia em 99% dos casos Patagônia Chilena. Parada obrigadória para quem um dia pensa em uma aventura patagônica.

Semana passada, enquanto dava um rolé pelo site, vi o anuncio de um programa de TV totalmente dedicado a pesca com mosca. E o mais curioso, o programa vai ao ar em TV Aberta !!!

É possível, via YouTube, ver alguns trechos de menos de 1 minuto de cada uma das edições tanto da temporada 2007 como da 1a temporada 2006. Também estão a venda em DVD todos os episódios da temporada 2006. 

Vale a pena dar uma conferida nos traillers disponíveis na net !  Aqui segue dois clips que dão uma boa idéia da produção e do conteúdo animado do programa !

Segue também o link da produtora dos programas também !






13 December 2007

Atado simples e eficiente


Com já mencionei anteriormente, o atado pode ser feito para pescar ou para exibir, como atividade complementar à pesca com mosca ou assumir um papel mais artístico. A linha que separa estas duas vertentes é um tanto tênue e muitas vezes difícil de ser percebida pelo pescador/atador.

Por isso, acho muito interessante as mosquinhas mais simples, que utilizam poucos materiais, com infinitas variações de tamanho, cor e peso. Por exemplo, cito as ninfas mais utilizadas para se pescar em lagos. São, em sua maioria, super simples, e utilizam não mais de 3 ou 4 materiais distintos e em sua maioria sintéticos.

Para ilustrar este tipo de mosca, selecionei uns videozinhos do YouTube que ensina a atar uns Chronomids, o primeiro mais simples e o segundo, uma variação um pouco mais complexa.

Há ! Já esta me esquencendo... Este tipo de mosca é muito interessante para tilápias na natureza !





11 December 2007

Os Dilemas de um líder !


   Provavelmente devo estar plagiando algum título de livro de auto-ajuda para empresários, gerentes e etc... Porém, acho que cabe bem ao que gostaria de por em pauta hoje.

O líder, forma o elo entre a mosca e o Fly Line, desempenha um papel crucial tanto no arremesso quanto na apresentação da mosca seca, ou ainda (descobri recentemente) na eficiência do arremesso de iscas mais volumosas. Mas dai bate a pergunta : Que líder usar para que ?

Se você digitar no google : "Fly fishing leader receipt", com certeza você passará o resto de seus dias lendo receitas diferentes de leaderes, de muitas bitolas para muitos peixes diferentes, para moscas secas, para Czech nimphing, para bass bug, para pescar na amazônia e etc...

Na minha concepção simplista sobre o assunto, acredito que um bom começo é usar lider de monofilamento, atado por você mesmo, de até 4 partes, sendo que o de 3 partes é muito mais recomendado nos primeiros meses. Uma receita interessante e bem genérica para diversas pescarias seria, mais leves seria :
  • 0,40 (60%)
  • 0,30 (20%)
  • 0,20 (20%)
Onde as porcentagens indicam de fato a metragem em relação ao tamanho final do lider. Para um lider mais parrudo, troca-se as bitolas do monofilamento na mesma proporção. Outra dica seria não utilizar leaderes de comprimento superior ao da vara. 

Com o tempo, e conforme o seu cast for evoluindo, suas necessiades de leader também vão mudar,  e é neste momento que você começa a desenvolver suas próprias recitas de leaderes de acordo com suas necessidade de pesca. 

Temos que ter sempre em mente que a função do líder em todo o sistema, é suavizar a transferência de energia (gerada pela vara, transmitida pelo Fly line) de maneira a proporcionar uma apresentação suave da mosca. Outro fator, é que um líder, quando bem balanceado com o resto do equipamento proporciona grandes melhoras no cast. 

Quer fazer a prova dos 9 ? Faça um líder de apenas duas partes 50/50, execute alguns arremessos, repare na formação do loop. Depois pegue um líder de 3 partes, como o da receita acima, e repita os arremessos, repare no loop. Depois, caso você tenha um lider cônico em mãos, faça uns arremessos com ele também, repare no loop e tire suas conclusões...

Claro que existem técnicas e técnicas e tudo mundo é diferente e tem uma opnião diferente a respeito deste assunto, procurei expor acima, como achei o lider ideal para minhas pescarias do dia a dia... O fato é que para começo de conversa, temos que partir de uma receita conhecida, como esta que apresentei acima. No livro do Paulo Cesar (pescando com mosca) tem boas receitas de líders para diversas finalidades, bem como uma excelente explicação de que tipo de monofilamentos utilizar entre outros.

Na minha concepção, os lideres cônicos são show de bola, o que há de mais bacana no mercado, e ainda duram um tempão, pois você só troca a pontinha ! Em segundo lugar os lideres feitos em monofilamento com nós feitos em casa, e em 3o. o líder trançado, que só uso para streamers e pescarias um pouco mais pesadas, não sei ao certo, mas realmente não me adaptei aos leaderes trançados, e curiosamente todo mundo parece gostar deles.

10 December 2007

Clínica de Atado com Gerson Kawamoto.


No dia anterior a clinica de Arremesso, o Betinho também promoveu uma clínica de atado também com o Gerson Kawamoto, seguido de um belo almoço e também, claro, muita conversa, muita história de pescaria e muita informação sendo compartilhada !

O foco da clínica foi o atado de moscas secas, principalmente, utilizando materiais sintéticos como o EVA, material de brilho e coisas simples de se achar no mercado brasileiro.

Além das três moscas apresentadas durante a manhã, após o almoço o Gerson voltou a morsa e mostrou algumas outras variações agora em anzóis bem pequenos (bem menores que 20 e 22).

O que mais aprendi nesse dia foi  simplicidade ! A simplicidade de se atar moscas secas, em azois pequenos, usando materiais simples, de fácil acesso, e que além de tudo são muito eficientes. 

Segue então, um slide show com as fotos que fiz durante a clínica. 



09 December 2007

Domingão de Atado




Em função de manter todos os neurônios, evitando a morte celebral por inanição televisiva, aproveitei a tarde de hoje para atar algumas mosquinhas que pretendo utilizar na próxima empreitada patagônica.
Eu gosto muito de atar Stimulators, não sei exatamente o por quê... Tá certo que ano passado elas foram muito produtivas, cheguei a pegar diversas trutas com a mesma mosca.  
De maneira geral, Stimulator, como o próprio nome já diz, é uma mosca "Original", ou seja não imita inseto nenhum, porém tem características muito atrativas a diversas espécies de peixes, em especial as trutas.
Seguem as fotos do Stimulators que atei hoje ! Espero as críticas e sugestões de todos !!








08 December 2007

A província de Neuquém


A todos os colegas que sofrem da febre pré Patagônica !! Achei esse videozinho (no youtube claro) que mostra muito bem os principais rios de Neuquém (Chimerruim, Malleo, Alumine) e além de tudo é muito bem produzido !




Ninfas Genéricas que funcionam muito bem

Neim só de woolly bugger e Dry fly vive o mosqueiro certo !? De fato, as ninfas midges e larvas representam a maior fatia do sucesso nas pescarias tanto de trutas quanto de tilápias e até de lambaris.

Separei aqui, dois vídeos do youtube de ninfas simples de serem atadas e muito eficientes na pescaria :

1o Uma ninfa marron Genérica, 




2o. A famosa e muito efetiva hares ears aqui com Bead Head !




07 December 2007

A difícil equação da pescaria !


A semana toda passou chovendo, A previsão do tempo jura de pé junto que amanhã faz sol e tempo bom, A pressão atmosférica Tá variando mais que a cotação do dólar em mês de eleição presidencial. Só para ajudar, ainda estou meio atacado de sinusite.

Tem duas grandes pescarias chegando, uma de fim de ano, a já tradicional pescaria de robalos em Cananéia, e se tudo der certo, mais uma empreitada patagônica logo no começo do ano ! Ou seja Tem bastante coisa para atar...

Arrisco a Pescaria ? (Claro ! Pesca é pesca !) 
E se chover  ?  (Se molha pô)
E se a sinusite piorar ?  (Daí não tem birita na Praia)
E se a água estiver suja e não pegar nada ?  (São os ossos do ofício)
        E se for a melhor pescaria de todos os tempo e eu não for ? (dai sim estou lascado !)

A razão pergunta, e a vontade de pescar responde...

06 December 2007

Adams & Adams Parachute

O padrão de mosca seca Adams e sua variação com o hackle em forma de parachute, talvez representem a forma de mosca seca mais popular do mundo mosqueiro.

Contando com diversas variações de cor e tamanho, é fatal para os pequenos e vorazes lambaris e deixam as trutas malucas e com um pouco de sorte também mandam bem na tilápia.

Gosto bastante de atar este padrão, tanto a regular, quanto a com hackle em parachute, e para dividir com todos os colegas mosqueiros, segue dois vídeos do YouTube, o primeiro mostrando como se atar uma adams parachute, e o segundo mostrando como se fazer o Hackle



05 December 2007

Coma mais Salmão !! Salve as reservas naturais do Alaska !!!


Eu sei, eu sei, salmão é bem caro ! Principalmente salmão do atlântico, para nós brasileiros o custo é absolutamente proibitivo.
Porém o título do post é uma tradução livre do Slogan de uma campanha contra a instalação de uma mineiradora de ouro em Bristol Bay no Alaska. A instalação destruiria os principais rios salmoneiros (running salmons), sendo que estes rios são os últimos que restam a espécie (ou espécies) de salmão. Sem contar demais danos ao meio ambiente ao redor dos rios.
A associação para a conservação dos meios naturais no Alaska, formada por pescadores esportivos, nativos e a indústria pesqueira, entoam a mesma canção de protesto contra a criação da mina.  
Bristol Bay, atualmente é protegida por leis rígidas de pesca e caça, aplicáveis tanto a pesca esportiva quanto a pesca profissional. Inclusive os Nativos obedecem as temporadas de caça e pesca.  Atualmente, a pesca profissional do salmão, é a principal fonte de renda da população local, que tem enraizada em sua cultura a pesca e o processamento do pescado bem como a posterior venda aos mercados americanos e europeus. 
Uma vez que as temporadas de pesca são estabelecidas em função do ciclo de vida do salmão bem como dos costumes nativos. A pesca é um recurso natural renovável que tende a perdurar por gerações.
Em contra-partida, a mina de ouro, teria vida útil de 50 anos, empregaria 5 vezes mais trabalhadores do que a indústria pesqueira, e durante sua operação despejaria litros e litros de agentes químicos nos rios da região. Destaque aqui para o cianureto de potássio utilizado no processo de mineração.
A população que é a favor da mina de ouro, alega que os benefícios em termos de desenvolvimento local, bem como os novos negócios gerados pela mina são imensamente superiores aos gerados pela pesca, turismo e caça. E que uma vez que esta nova infra estrutura seja estabelecida, ela deve perdurar, logo a região em si não mais necessitaria de seu meio ambiente para o sustento da população.
Já a parcela da população formada por famílias de pescadores, guias de pesca e caça, defende a idéia que não há patrimônio maior que o meio ambiente, e que a industria de pesca como está estabelecida hoje, pode sim sustentar um crescimento de recursos e serviços na região de maneira controlada. 
Para provar que é possível sustentar a região com a pesca profissional e demais atividades voltadas ao turismo. A população local de pescadores, lançou a campanha : EAT MORE SALMON !! And save The Bristol Bay !
Aumentar o valor do Salmão defumado no mercado, é a alternativa mais viável de manter toda a região de Bristol Bay como é hoje : um santuário de pesca e caça controlado e manipulado pela população local que faz da conservação do meio ambiente seu meio de sobrevivência.
Será que um dia teremos que comer mais robalo para preservar a espécie ? Será que um dia teremos temporadas de pesca controladas e principalmente fiscalizadas ? 





04 December 2007

Impressionistas, Realistas e semi acabadas...



Que o Atado é uma forma de arte, ninguém discute. Desde uma simples mosquinha tipo uma San Juan Worm até uma Silver Doctor clássica, todas as receitas demando, aprendizado, prática e de certa maneira um estado de espírito um tanto "Zen" durante as sessões de atado.
Escutando o Excelente programa AskAboutFlyFishing.com onde o convidado era o Gary Boger, que tem credenciais de sobra quando o assunto é atado : Doutor em biologia, tem diversos livros publicados especificamente sobre insetos, é "Designer" the moscas para a Umpaqua, ministra cursos, tem dvds e livros editados sobre a arte do atado. De maneira resumida : "O Cara é Fodão !"

O fato, é que o Sr Boger, faz uma grande distinção entre moscas realistas e moscas impressionistas, defendendo que o atado voltado a pesca deve ser muito mais impressionista do que realista. 
Uma mosca impressionista, tem por objetivo imitar os aspectos mais proeminentes do inseto que está sendo imitado. Já a realista objetiva copiar de maneira detalhada um determinado inseto.
Para uma mosca impressionista, aspectos de simetria, principalmente a relação entre o tamanho do hackle e o comprimento do anzol, ou ainda, o formato do corpo em relação ao tamanho da calda da mosca (caso ela tenha cauda claro), é muito mais importante do que detalhes de cores e etc...

Uma  estratégia interessante do Sr Borger é a recomendação de levar moscas Semi acabadas para a pescaria ! Por exempo, vc leval uns azois com deer hair atado como se fosse um hair ball grossamente aparado, mais uns hackles... Chega na beira do rio e derrepente se depara que você não em uma mosca no formato que os peixes estão buscando... Dai você saca seu Pseudo Hair ball, corta ele no formato desejado (no exemplo que ele deu, um grilo), mesmo que grosseiramente e manda um cast ! 

Talvez, para mim, essa história de moscas semi-prontas para pescarias seja um pouco demais. não sei se teria a paciência ou ainda a habilidade de aparar um hair ball de maneira que este fique parecido com um gafanhoto, atar uns rubber legs no meio do rio deve ser bem complexo.
Quem sabe um dia...

03 December 2007

Bimini Twist !


Nas palavras de Mel Krieger, no vídeo "40 Years Fishing in Patagonia", "Se você quer certeza que seu nó é forte o suficiente para aquela Truta marrom do Rio Grande, só existe um nó que nunca abre - Bimini Twist

O Bimini twist é amplamente utilizado, não somente no fly, em pescarias em água salgada onde se perseguem peixes grande, como Marlins, Galos, ou ainda peixes popularmente conhecidos por sua força nos primeiros instantes da briga. 

Eu tenho dedicado um certo tempo a aprender este nó. Na realidade, não tenho problemas com os nós que uso em minhas pescarias semanais, já faz algum tempo que não tenho problemas de nó aberto e etc... Porém, tenho pensando muito em tentar as carpas gigantes da fazenda Kiri (nunca vi ninguém tirar uma das grandes mesmo em qualquer modalidade de isca artificial), e se eu der a sorte de fisgar uma delas, realmente vou querer ter certeza que o nó vai aguentar a empreitada !

Para ilustrar o Post, mais um vídeo do YouTube, ilustrando em 3D como executar o bimini Twist !

 



02 December 2007

Memórias


Até começar a decolar umas mosquinhas, eu nunca tinha entendido por quê, os personagens do Ernest Hemingway de maneira geral, sempre referenciam experiências anteriores durante o preparativo de novas aventuras, mas nunca com fatos concretos sobre a atividade, quero dizer, eles nunca mencionavam, o tamanho do anzol, ou a linha ou a faca que usaram em suas aventuras. Mas sempre os companheiros de aventura, os assuntos discutidos, as conversas e controvérsias.

 Hoje, acho que entendo o que o Sr. Hemingway quis de fato mostrar através, de seus personagens.

Vendo a coleção de fotos que fiz em 3 anos de pescarias em São José dos Ausentes, consegui constatar que pouco me lembro de que mosca pegou que truta, o tamanho do tippet, a ação da vara e etc...

Porém, e de maneira muito viva em minha memória estão, todas as conversas que tive com enquanto caminhava a beira do rio Silveira, ao longo das sessões de atado e tudo mais.

No vídeo que segue, procuro passar um pouco destas memórias, a todos os colegas que também já estiveram por aquelas bandas.



01 December 2007

Tucunaré em Miami

Não, você não leu errado o título do Post... 

Depois de escutar no excelente podcast AskAboutFlyFishing.com sobre a pesca de Tucunaré em Miami, e em alguns outro lugares da Flórida fiquei um tanto intrigado. Tucuna é uma espécie tipacamente sul americana. O que tucunas estariam fazendo em Miami ? Visitando o Mikey ?

No mesmo programa, minutos depois, vem a resposta, o entrevistado explica que os Tucunas de Miami, são transplantes originários de diversos pontos da Amazônia

Abaixo, segue mais um vídeo que mostra alguns mosqueiros gringos pescando os transplantes...